Seja um Ativista Seja um Associado Faça uma Doação Lojinha Adote Sobre a PEA

 

Página Inicial

Animais
Eventos
Meio Ambiente
PEA

 

Ajude a PEA

 

Ajude a combater os maus tratos e o abandono de animais. Seu apoio é muito importante.

Faça a Diferença

Clique Aqui

Você também pode ajudar

efetuando sua contribuição nos bancos abaixo

 

Banco Itaú

 Agência: 1574

Conta Corrente: 22004-0

 

Bradesco

  Agência: 0665-3

Conta Corrente: 127.526-7

 

CNPJ: 05.872.606/0001-30

 
Acesse, Copie, Divulgue

 

 

Siga a PEA

 

 

Notícias - ANIMAIS


 

AB envia avião para ajudar no combate a incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

A força Aérea Brasileira (FAB) liberou o avião Hércules para ajudar no combate ao incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Considerada Patrimônio Natural da Humanidade, a unidade de conservação já teve 54 mil dos seus 240 mil hectares consumidos pelas chamas, segundo cálculo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O fogo começou no dia 12 de outubro e foi contralado no dia 16. No dia seguinte, novos focos surgiram em outra área, às margens da GO-118. A suspeita é que o incêndio tenha sido criminoso, pois começou após a região dos aceiros, que funcionam como uma barreira para evitar as chamas. Com isso, as visitas ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foram suspensas.

Mais de 200 brigadistas e voluntários trabalham para combater as chamas na unidade. De acordo com o ICMBio, duas linhas de fogo já foram controladas: uma na região do Rio das Cobras e outra próximo ao Morro da Baleia. As equipes ainda seguem combatendo outras duas linhas.

O avião tem dois tubos que saem pela porta traseira e consegue despejar 12 mil litros de água sobre as áreas que estão em chamas.

A grande queimada chamou a atenção da top model Gisele Bündchen, que publicou nesta terça-feira (24) em suas redes sociais um post pedindo “SOS Chapada dos Veadeiros”.

“Vamos salvar o berço das águas. A mãe natureza, toda fauna e flora agradecem”, escreveu na publicação.

A situação também impressionou a agência de notícias da agência espacial americana, a Nasa. Em uma reportagem, a Nasa ressaltou que o cerrado, "do qual o parque nacional da Chapada é uma pequena porção", é a savana com a maior riqueza biológica do planeta e representa uma "área ecologicamente importante não só para o Brasil como para o mundo, com 10 mil espécies de planta - 45% delas únicas à região".

Combate às chamas

Desde o início do incêndio, quatro aviões tanque de lançamento de água e um helicóptero auxiliam o combate às chamas.

Mais de 200 pessoas estão envolvidas na força-tarefa organizada. Entre elas estão voluntários e integrantes do ICMbio, Grupo Ambientalista do Torto (GAT), Corpo de Bombeiros de Goiás e do Distrito Federal, Polícia Rodoviária Federal e da Prefeitura de Alto Paraíso.

As prefeituras de Alto Paraíso e Cavalcante, no noroeste goiano, decretaram na segunda-feira situação de emergência por conta do agravamento do incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Coordenador do núcleo de operações de combate a incêndios do Ibama, Devalcino Francisco de Araújo explicou que, além do combate, as equipes também fazem trabalho de orientação e fiscalização para evitar que pessoas coloquem fogo na mata.

“Todos os incêndios são criminosos, pessoas que foram queimar roça, lixo ou que colocaram propositalmente”, afirma Araújo.

Fonte: G1

Data: 25/10/2017 17:20:46

Compartilhe a notícia:

>voltar<